Aberta a chamada para candidaturas ao Programa de Bolsas de Ciência da Computação do LSST Corporation

31 de maio de 2022 | LIneA

O Programa de Bolsas de Ciência da Computação do Vera C. Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time Corporation (DSFP, do inglês LSSTC Data Science Fellowship Program) abre a chamada para a candidatura de estudantes de pós-graduação. A chamada fica aberta até o dia 14 de Junho de 2022 e pode ser feita a partir do formulário: https://forms.gle/nwmsiTWJxDZvxKz29

Os alunos selecionados receberão um auxílio financeiro para viagens internacionais (para que possam participar presencialmente das atividades), além de acomodação e um valor diário para gastos com alimentação e outras eventuais necessidades. Para participar, o estudante não precisa ser membro do Grupo de Participação Brasileiro do LSST (BPG-LSST), basta apenas estar matriculado em um curso de pós-graduação. Entretanto, alunos vinculados ao LIneA terão prioridade por este ser membro do LSST Corporation.

blank

O DSFP tem como objetivo suplementar a educação de estudantes de pós-graduação em áreas relacionadas à astronomia, como, por exemplo, física, astrofísica, cosmologia, ciência planetária, etc. O intuito é ensinar algumas habilidades essenciais para trabalhar com uma grande quantidade de dados astronômicos (big data). Para se candidatar, o estudante não precisa ter conhecimento prévio na área de ciência da computação, apenas um interesse em aprender!

O programa é dividido em três escolas de uma semana por ano, por um período de dois anos, totalizando seis escolas. Além de ensinar aos alunos técnicas importantes para o estudo da astronomia moderna, pretende-se criar um ambiente colaborativo, com suporte para aprendizagem, de forma a empoderar os alunos para que possam inspirar e passar o conhecimento adquirido para outros colegas. Há também foco em tornar o programa inclusivo e diverso em termos de representatividade, desta forma é particularmente encorajado a candidatura de estudantes de grupos com baixa representação na astronomia.

Em caso de outras dúvidas, acesse astrodatascience.org e veja algumas perguntas frequentes (ambas em inglês). Para dúvidas em português, escreva para spokesperson-bpg@linea.gov.br.

Deixe um comentário